Este website utiliza cookies para garantir uma melhor experiência na tua visita.
Fechar

Hoje, mais do que nunca.

Rudolfo Nobre, Senior Strategist na Fullsix

Sabemos que vivemos num novo mundo, quando hoje, mais do que nunca, ouvimos a expressão “hoje, mais do que nunca”.

Hoje, mais do que nunca, ouvimos falar sobre as alterações climáticas, inclusão, diversidade, ou saúde mental. Hoje, mais do que nunca, assistimos a debates acesos sobre as virtudes e vícios de se ser politicamente correto, ao ponto de já não se saber se, algo que inicialmente era positivo, não será, na realidade, apenas hipocrisia. O politicamente correto foi cancelado.

Como foi cancelado o Ricardo Araújo Pereira, a Rita Pereira, o José Milhazes e mais alguém que deverá estar hoje nos trending topics do Twitter. E foram aplaudidos, também.
Não há como negar, estamos no meio de uma guerra. Polarizada entre o preto e o branco, ignorando, pelo meio, toda uma escala de cinza. Ou estão comigo, ou estão contra mim.

E as marcas? Às marcas, o consumidor pós-pandémico que a pandemia despertou (mais ainda) para as causas sociais e ambientais, pede que tomem uma posição. De acordo com o Havas Prosumer Report 2021, 77% dos consumidores preferem marcas com as quais partilham valores. 55% acreditam que as marcas têm um papel mais importante na construção de um futuro melhor do que os próprios Governos. E 85% acredita que estas têm a responsabilidade de fazer a diferença.
É claro que, ao fazê-lo, ao tomarem uma posição, estão a colocar-se no olho do furacão das redes sociais (veja-se o caso do projeto ABCLGBTQIA+ da Fox Life ou mesmo de Miguel Milhão e da Prozis), em risco de serem os próximos a ser cancelados, de perder clientes, embaixadores, talvez mesmo colaboradores ou parceiros de negócio.
O pior é que, muitas vezes, o mesmo acontece se simplesmente ficarem caladas. Sem se posicionarem sobre nada. E, quando o escrutínio aparece, lá vêm os comunicados com pedidos de desculpa e “nós até nos regemos por valor contrários ao que nos acusam” em que ninguém acredita. Tarde demais.

Mas há o reverso da medalha da tomada de posição: ao fazê-lo, apesar dos detratores, estão a ganhar a confiança e lealdade daqueles que partilham a mesma visão do mundo, os mesmos valores (veja-se os casos das campanhas “The Best Men Can Be” da Gillette e “Dream Crazy”, protagonizado por Colin Kaepernick, da Nike). Sejam os consumidores que se enquadram nos tais 77% que prefere marcas com voz social, seja o talento que vai querer trabalhar numa empresa com que se identifica, onde sente que está a fazer a diferença e onde vai querer vestir a camisola. E, óbvio, há também a exposição mediática que se ganha, mais autêntica, mais verdadeira e mais eficaz que qualquer anúncio tradicional.

Mas ao contrário do provérbio inspirado na segunda mulher de Júlio César, às marcas não basta parecer. Têm mesmo de ser o que apregoam: os valores de que fazem bandeira têm de ter reflexo nas políticas internas, na forma como fazem negócio e nos parceiros que escolhem. No impacto que trazem à comunidade e à sociedade em geral, para além dos benefícios que o seu produto ou serviço entrega ao seu consumidor final.

Trata-se, em primeiro lugar, de um olhar para dentro: quais os valores e propósito que definem a marca? Como é que estes se refletem na atividade da empresa?

Em segundo lugar, de um olhar para o exterior: como é que estes valores e propósito se alinham com aqueles que são os interesses e preocupações da sociedade em que se insere? Que compromissos e responsabilidades isso representa junto de todos os seus stakeholders? Como é que pode ter um papel transformador que contribua para a sua visão do mundo?

E, finalmente, trata-se de coragem: de liderar determinada conversa quando esta faz a diferença, talvez antes ainda de outras marcas o fazerem. Quando não é consensual na sociedade, mas reflete com propriedade aquilo em que a marca acredita e pratica. Sem medo do cancelamento (de alguns). Independentemente de quem não concorda.

Eu sou dos 85% que acredita que as marcas têm a responsabilidade de fazer a diferença e é por isso que sou especialmente fã de uma frase atribuída a Rosa Parks, ativista dos direitos civis que se tornou famosa nos anos 50, que resume a minha perspetiva na perfeição: “Stand for something or you will fall for anything”.
Hoje, mais do que nunca.

Rudolfo Nobre
Senior Strategist na Fullsix

Agosto 2022

Fala connosco

Vamos olhar para o futuro do teu negócio juntos.

Contacta-nos