Marketing Automation e Transformação Digital
Gilberto Martins, responsável pela área de transformação digital da Fullsix, fala-nos nesta entrevista sobre um conjunto de fatores críticos de sucesso para que uma marca ou empresa possa dar o passo de transformação digital do seu negócio.
O Marketing automation tem vindo a ganhar cada vez mais destaque no mundo dos negócios e das marcas. Através desta estratégia e ferramentas disponíveis, é possível automatizar processos de marketing, permitindo que empresas de diversos segmentos e tamanhos otimizem as suas campanhas e resultados.
Com a crescente digitalização do mercado, as ferramentas de automação de marketing tornaram-se imprescindíveis para empresas que procuram a gestão de leads maximizando o retorno sobre investimento em campanhas de marketing.
Nesta entrevista, o Gilberto fala-nos dos fatores de sucesso para que uma empresa possa dar este passo.
Começa por nos falar do envolvimento do CEO e do board das empresas que é fundamental, quer pela responsabilidade que eles têm na tomada decisão mas também pelo acompanhamento do projeto que no fim do dia não é um projeto de tecnologia mas sim de negócio, passando pelo ROI do mesmo, que tem de ser obrigatoriamente claro para toda a gente envolvida e revisto em todas as fases do projeto.
Gilberto, fala-nos também da fase de Discovery, onde o envolvimento de todas as áreas da empresa e pessoas é considerado um factor chave, tendo um peso muito grande, não da perspectiva institucional, mas sim na perspectiva do conteúdo e da qualidade dos processos e ainda da importância da aplicação prática de inteligência artificial dentro dos projetos. Uma série de funcionalidades são suportadas através de algorítimos e machine learning definidos que vão facilitar o processo da distribuição do conteúdo.
Além deste fatores, Gilberto explica-nos o que é preciso para começar e qual o papel da Fullsix neste processo.
Na Fullsix somos parceiros SalesForce e temos as ferramentas necessárias e experiência em implementar projetos de transformação digital e nos últimos 2 anos desenhámos e implementámos estratégias de mkt automation nas áreas de beauty, travel, luxury, bricolage, homeware, education, technology & electronics entre outros.
Vejam a entrevista completa ao Gilberto aqui.